quinta-feira, novembro 3

Processadores AMD

História dos Processadores AMD   

AMD


 AMD é uma empresa que fabrica circuitos inegrados, com foco em fabricação de processadores, AMD é uma abreviatura de (Advanced Micro Devices) na tradução literal (Micro Dispositivos Avançados) Segundo Wikipedia, AMD foi fundada em 1969 aonde sua sede de hoje se localiza em Sunnyvale, Califórnia,E.U.A.
Fundadores dessa empresa global são W.Jerry Sanders III, Edwin J. Turney, AMD no ano de 2010 lucrou US$ 471 milhões, e um faturamento de US$ 6,494 milhões.

 PROCESSADORES


K5 - Processador foi lançado em 1995, que naquela época era concorrente direto da intel com seu PENTIUM 1 lançado em 1993. a arquitetura K5 era semelhante as arquiteturas dos processadores da intel.


K
 6 - Entretanto em 1996 a intel compra a empresa fundada por ex-engenheiros da intel, e que tinha todos os direitos de uso das tecnologias Nx da intel, isso possibilitou a AMD um desenvolvimento maior para os processadores K6.

Athon (K7) - Os Processadores athon ajudaram ainda mais no mercado com a sua inovação de unidade de ponto flutuante, como todo concorrente AMD examinou a arquitetura do seu concorrente a INTEL com o processador IntelP6, e iniciaram um projeto para otimizar a sua performance, na conclusão desse projeto a AMD conssegui uma performance 35% maior do que a INTEL de mesmo clock. 

 

DURON - Duron é o nome do processador compativel com x86 fabricado pela própria AMD. Com seu lançamento em 2000 com uma alternativa mais acessivel e com menor preço do que o próprio Athon.

 

SEMPRON - Os processadores Semprons foram lançados com o objetivo de substituir a linha Duron (socket 462, popularmente conhecido como socket A). Uma vantagem do Sempron de Socket A sobre Duron é que o núcleo dele é de 130 nm (nanômetros) mesmo nas versões de baixo clock, ou seja, os transístores dele são menores dos que alguns Durons ( o Sempron foi baseado na linha Througbred B do Athlon XP) tinham nas versões menos potentes, que eram de 180 nm. No dia foram lançados os Semprons de socket AM2, que traziam como principal novidade, o suporte a segunda geração de memórias DDR, a DDR2. Este socket possui 940 pinos e transístores de 90 nm.

 

ATHLON XP/MP - O Athlon XP, devido a um estratégia de marketing, usou um sistema chamado "PR rating", que compara seu desempenho com o de um Athlon Thunderbird. Devido ao Athlon XP processar mais intruções por clock (IPC) que o Pentium 4 (e aproximadamente 10% mais que um Thunderbird), ele é mais eficiente; o processador apresenta o mesmo nível de performance a uma frequência significativamente menor.

 

AMD64 (K8) - Os AMD64 (K8) são uma evolução da arquitetura K7, onde a mudança mais perceptível é a inclusão de instruções 64 bits na “base x86” e a inclusão do controlador de memória RAM no próprio chip ao invés da controladora (ponte norte) da placa mãe, este um dos grandes responsáveis pelo grande ganho de desempenho de processamento no acesso à memória




Há 5 famílias de processadores com tecnologia AMD64:

Athlon 64

É o processador básico desta arquitetura. Essa série existe em 3 soquetes, 754, 939 e AM2. O que os diferencia é a capacidade de acesso a RAM, o primeiro usa single-channel, já no 939 o acesso à memória é dual-channel (3.200mbits/s por canal) e nos AM2 o acesso é com tecnologia DDR2 dual-channel.

 

Athlon 64 X2

Essa família tem as mesmas características da anterior, mas cada processador possui dois núcleos (dual-core). Essa família foi lançada nas versões para soquete 939 e AM2.


 

Athlon 64 FX

Essa é a série extrema dos processadores AMD 64. Possui o multiplicador destravado, o que a torna ideal para overclock. Houve revisões e melhorias na arquitetura, o clock do sistema foi elevado e o cache interno (L2) é de 1 Megabyte por núcleo. Foram lançadas versões para soquete 940, 939, AM2, AM2+ e F.


Turion 64

Uma série de processadores com tecnologia AMD64, voltada para notebooks.
Contendo um núcleo, estes processadores foram criados para concorrer

 
Turion 64 X2
Uma série de processadores com tecnologia AMD64 e com dois núcleos de processamento. Voltado para notebooks, foi lançado para concorrer com o Core 2 Duo da Intel. Possui ainda uma linha de extremo desempenho, chamado de Turion 64 X2 Ultra, que além de clocks mais altos possuia 2MB de cache L2 que possibilitava maior rapidez em tarefas diárias.

 


PHENOM (K10) - Nova série de processadores de alto desempenho da AMD. Atualmente se encontra no mercado processadores de 2, 3, 4 e 6 núcleos, conhecidos como Phenom X3 e X4 ,e Phenom IIX2 ,Phenom IIX3, Phenom IIX4, Phenom IIX6. Diferente das outras linhas de chips, como o Athlon 64 e 64 X2, possui cache L3 de 2MB, 4MB ou 6MB. Teve sua plataforma e arquitetura drasticamente modificadas, e já possui sua versão FX, com multiplicador destravado.



BULLDOZER - Nova arquitetura de processadores a ser lançada em 2011 pela AMD. Deverá dissipar entre 10 e 100 Watts, ter um módulo com dois núcleos cada, cache L2 compartilhado entre os núcleos do mesmo módulo e cache L3 compartilhado entre todos os módulos. Cada módulo compartilhará alguns recursos, reduzindo custos e consumo de energia. Trará finalmente as instruções SSE4, AVX (o que seriam as instruções SSE5) e outras.



PARCERIAS - Uma das grandes vantagens de mercado à disposição da AMD são seus contratos de parceria com outros fabricantes de circuitos integrados, como a nVidia. O chipset de controle da nVidia, por exemplo, gerou lucros substanciais a ambas empresas: a AMD produz os processadores e a nVidia produz os chipsets com alta performance e suporte a recursos avançados dos processadores AMD, como o HyperTransport, em seu chipset nForce3. A AMD também fechou acordos com a IBM, proprietária da tecnologia 90 nm, para produzir chips sob essa tecnologia, diminuindo a temperatura de seus processadores.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons