domingo, outubro 16

História das Linguagens de Programação


As linguagens de programação são anteriores ao advento do primeiro computador moderno. De início as linguagens eram apenas códigos.

Durante um período de nove meses entre 1842-1843, Ada Lovelace traduziu as memórias do matemático italiano Luigi Menabrea sobre a a mais nova máquina proposta por Charles Babbage, a sua máquina analítica. Com o artigo, ela anexou uma série de anotações que especificavam em completo detalhe um método para calcular números de Bernoulli com a máquina, reconhecido por alguns historiadores como o primeiro programa de computador do mundo. Mas alguns biógrafos debatem a medida de suas contribuições originais versus as de seu marido.

Na década de 1940 os primeiros computadores elétricos, reconhecidamente modernos, foram criados. A velocidade limitada capacidade da memória forçava os programadores a escrever a mão economicamente programas em linguagem de montagem (linguagem de máquina). Logo se descobriu que a programação em linguagem assembly exigia um grande esforço intelectual e era muito sujeita a erros.

Os anos 1950´s e 1960´s

 Na década de 1950 as primeiras três linguagens de programação modernas, cujos descendentes ainda estão em uso difundido hoje foram concebidas:

  • FORTRAN (1955), a "FORmula TRANslator", inventada por John Backus e outros.;
  • LISP, a "LISt Processor", inventada por John McCarthy e outros.;
  • COBOL, a COmmon Business Oriented Language, criada pelo Short Range Committee, com grande influência de Grace Hopper.
Algumas outras linguagens e seus respectivos anos de lancamento :



Fonte : Wikipedia.com

 



Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Sweet Tomatoes Printable Coupons